Eventos anteriores                                                        Voltar

Evento promovido em conjunto com a cooperativa 100 Dimensão, com o objetivo de buscar alternativas auto-sustentáveis para a
comunidade.

A 100 Dimensão é uma cooperativa de coleta seletiva de lixo, que gera renda e trabalho para famílias carentes.


Através de eventos deste tipo, a ECO Atitude busca reduzir o impacto ambiental durante a realização das provas além de difundir a consciência ambiental entre os participantes.

Em eventos como o trekking promovido no Jardim Botânico de Brasília em dez./2004, em conjunto com a academia Fit 21, foram reunidos 250 competidores para a realização de uma trilha de 8,6 km que era segredo até o momento da largada.

No aspecto socioambiental, obteve-se excelentes resultados. Foram arrecadados mais de 50 pares de tênis, que foram doados ao Centro de Formação de Atletas da Ceilândia – DF (CEFAC), além de terem sido plantadas diversas mudas de árvores nativas e executado um mutirão de limpeza no Jardim Botânico.


Os consumidores passaram a vincular a escolha dos produtos de acordo com a responsabilidade socioambiental das empresas.

Através da realização deste Seminário sensibilizamos a classe empresarial para questões relacionadas à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento social.

Foram divulgadas as experiências desenvolvidas pela Eco Atitude, Fundação AVINA, Instituto Telemig, Instituto Ethos, Cooperativa 100 Dimensão e outros.


A crescente preocupação das cidades brasileiras com a intensa geração de resíduos nas atividades construtivas (RCD) impulsiona a discussão sobre políticas de gestão sustentável, no espaço dos canteiros de obra e no espaço urbano.
Desta forma, devem ser consideradas a perspectiva da reciclagem desses resíduos e a necessidade de elaboração de uma sólida base técnica para sua utilização.
Foi essa a perspectiva do workshop co-organizado em agosto de 2001 pela Eco Atitude juntamente com o Sinduscon-SP, o Instituto Brasil de Educação Ambiental e o I&T.
O evento incluiu sessões técnicas, que possibilitaram os primeiros avanços no rumo da formulação de normas técnicas para o uso de resíduos reciclados em serviços de pavimentação e na produção de concreto.
Em 2005 estas discussões culminaram com a publicação pela ABNT das Normas Técnicas não só para estas aplicações como também para as estações de triagem destes resíduos.

                                                                                          Voltar