Relatório do
Clean up the World
Brasília 20 de Setembro de 2008

Mutirão de limpeza do Lago Paranoá

Em Brasília  o Clean Up Day teve abertura solene com apresentação da orquestra composta pela Polícia Militar de Brasília.  

Com uma participação deste  mutirão   de  aproximados 30 bandeirantes, 374 voluntários e 28 mergulhadores. O mesmo foi realizado em diversos pontos da orla do lago Paranoá (superfície e fundo), Cachoeira do Tóróró, Poço Azul , Lagoa do Cedro, APA do Zoológico de Brasília.


     

Clique aqui para ver mais fotos do Clean up Day 2008 - Brasília

 

Reportagem no Jornal de Brasília

Os voluntários que desenvolveram as atividades na superfície foram divididos em equipes que se espalharam por diversos pontos em torno do Lago Paranoá, a saber:  Ermida Dom Bosco e nas margens (proximidades da Ponte JK).


Garrafas PET encontradas às margens do Lago Paranoá.

Os cerca de 28 mergulhadores voluntários estiveram a postos para retirar o lixo do fundo do Lago Paranoá em dois pontos próximos a Barragem e a Ponte JK. Foi constatada uma maior concentração de resíduos em profundidade de até 4,0 m.

     
Voluntários e Bandeirantes em ação no lago Paranoá.

Todo o lixo removido nestes pontos foi transportado até a Central de Triagem localizada nas proximidades da Ponte JK. A ASTRADASM composta por catadores de materiais recicláveis de Santa Maria, foi responsável pela triagem, pesagem e posterior comercialização do material reciclável. A fração não reciclável foi levada para disposição no Aterro Jóquei Clube de Brasília.

Esta edição do Clean Up teve como parceiros e apoiadores  a CAENGE Ambiental, a Academia FIT 21, a ASTRADASM, a Casa do Mergulhador, a Companhia de Busca e Salvamento dos Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, o Unibanco, a Federação de Bandeirantes de Brasília, a Administração do Lago sul, o restaurante Outback, a Secretaria de Meio Ambiente do DF, a Antilhas, a Video Clipping Produções, e a Capital Recicláveis.