PLANTA MÓVEL DE TRIAGEM DE ENTULHO A ECO

Atitude ações ambientais trouxe para o Brasil uma planta móvel para realizar a triagem de resíduos de construção promovendo a geração de emprego e renda, minimizando o impacto dos resíduos ao meio ambiente.

O entulho de obras representa aproximadamente 50% (em peso) do total de resíduos urbanos gerados em cidades com população igual ou superior a 500.000 habitantes.

No Brasil, qualquer tecnologia para reciclagem de resíduos deve envolver as cooperativas de catadores (scavangers), os quais tem sido os principais responsáveis pelos elevados índices de reciclagem de alguns materiais recicláveis, encontrados no lixo domestico e comercial, tais como: alumínio (latinhas); plástico (garrafas PET), papel, papelão, etc.

A reciclagem destes materiais acontece graças ao trabalho informal de garimpagem que cerca de 5 milhões de catadores (scavangers) realizam diariamente nas ruas e lixões (open dumps) que predominam nas cidades brasileiras.

Ao contrário dos resíduos recicláveis existentes no lixo doméstico e comercial, os materiais recicláveis que compõem o entulho de obras não vem sendo reciclados principalmente pela dificuldade pratica de ser revirar pilhas de entulho.

Alem disso, em sua grande maioria, os depósitos clandestinos de entulho estão localizados em regiões ermas e distantes, dificultando que as cooperativas tenham acesso a estes materiais que possuem grande potencial de serem reciclados.

A Planta Móvel de Triagem (PMT), entre os principais benefícios, possibilita a geração de emprego e renda para as associações/cooperativas de catadores locais, permitindo-os realizar os serviços de triagem de resíduos em condições seguras e com maior produtividade. A redução de problemas de saúde publica também é outro beneficio, uma vez que entulho disposto de forma indiscriminada em áreas clandestinas acaba por favorecer a proliferação de vetores de doenças (roedores; insetos, etc)

Por se móvel, a PMT possibilita que áreas menores e descentralizadas possam ser legalizadas e licenciadas para o recebimento, armazenamento e tratamento destes resíduos, as chamadas Áreas de Transbordo, Triagem e Reciclagem (ATTR).

Uma PMT pode atender diferentes ATTR’s, sendo deslocada de uma para outra conforme a capacidade de armazenamento de cada ATTR.

          GALERIA DE FOTOS:

Linha de triagem em operação.

 

 

Entulho saindo da linha de triagem.

 

 
<< Voltar