Resíduos da Construção Civil

• Programa Entulho Limpo - PEL


Gentulho

Apresentamos o Programa Entulho Limpo (PEL), o qual pretende estimular entre as empresas construtoras a implantação de procedimentos que viabilizem a coleta seletiva dos resíduos gerados nos canteiros de obra e, conseqüentemente, estimular a reciclagem destes resíduos.


Fig 5. Entulho classificado


Fig 6. Processamento


Fig 7. Matéria prima secundária

Os princípios do PEL estão em total sintonia com a resolução 307 do CONAMA (clique aqui para baixar) sobre resíduos da construção civil, aprovada em 05 de julho de 2002, onde são definidos os prazos para que cada município brasileiro e Distrito Federal elaborem um Plano Integrado para o Gerenciamento dos Resíduos gerados em obras civis. Também é estabelecido prazo para que as empresas construtoras implementem as diretrizes contidas na resolução.

O PEL foi idealizado pela ONG Eco Atitude – ações ambientais em parceria com a Universidade de Brasília e o Sinduscon-DF. O PEL está sendo divulgado em âmbito nacional através de palestras, vídeos, reportagens e distribuição de uma cartilha que apresenta uma forma racional de tratar os resíduos gerados nos canteiros de obra.

O projeto de educação ambiental desenvolvido pela Eco Atitude foi financiado pelo Ministério do Meio Ambiente para o desenvolvimento do PEL entre 08 construtoras de Brasília, todas certificadas com o nível "A" do PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade na Habitação).

A CAIXA patrocinou a impressão de 4000 exemplares da cartilha (disponível aqui para download), o SEBRAE viabilizou a produção dos vídeos didático e educacional.

Todo a implantação do PEL no DF está sendo acompanhada por um consultor externo que esta realizando analises dos resultados obtidos pelo programa. A Fundação AVINA forneceu apoio para a contratação desta consultoria.

Temos o objetivo de disseminar o Programa Entulho Limpo (PEL) em todo território nacional, tendo os procedimentos realizados Brasília como vitrine para as demais cidades de médio e grande porte.

EMPRESAS PARTICIPANTES DO PEL

Atividades para implementação do PEL:

Treinamento das Equipes Técnicas

Treinamento dos Operários

Organização do Canteiro / Gerenciamento dos Resíduos

Resultados obtidos

 
<< Voltar