Projeto Varjao

Atualmente, no Distrito Federal, os resíduos gerados na construção civil tem sido transportados para o Aterro Controlado do Jockey, localizado na Cidade Estrutural, área esta que também recebe todos os resíduos domésticos gerados no Distrito Federal e possui sua vida útil ultrapassada a diversos anos.

Assim, a Área de Transbordo, Triagem e Reciclagem (ATTR) de resíduos sólidos da construção civil implantada em 2009 na Região Administrativa do Varjão – RA XXIII – surge como um projeto piloto inovador proposto pela ECO Atitude ações ambientais afim de minimizar impactos ambientais gerados pela produção de resíduos da construção civil.

O projeto surge como solução desse grave problema no Distrito Federal, e ainda aparece como alternativa de produção de materiais de grande qualidade para a utilização em construções civis e como fonte de renda para comunidades carentes capacitadas para operar o projeto.

O projeto está inserido por uma área de 2.400m², onde será feito o recebimento de resíduos provenientes da construção civil de diversas obras próximas ao Varjão.

O material descarregado no local passará pela Planta Móvel de Triagem, constituída de uma carreta de caminhão, onde está instalada uma esteira com pouco mais de 13 metros de comprimento e 10 postos de trabalho para a retirada de materiais como plástico, papel, papelão, ferro, isopor, entre outros, que poderão estar misturados aos resíduos Classe A.

Os resíduos Classe A, como são classificados de acordo com a Resolução CONAMA nº 307/2002, são caracterizados como concreto, tijolos, cerâmica, materiais minerais, materiais rochosos, etc. removidos de resíduos provenientes de construção e demolição, e são o produto final do processo de triagem.

Os resíduos removidos pelos postos de trabalho na Planta Móvel de Triagem são comercializados e encaminhados para o processo de reciclagem.

A renda gerada a partir dessa comercialização é encaminhada para as comunidades carentes envolvidas no processo.

O material final do processo de triagem, ou seja, resíduos Classe A livres de contaminação, são encaminhados para o processo de britagem móvel, onde é feita a produção de cascalho ecológico, como é chamado.

O cascalho ecológico pode ser utilizado em base e sub-base de pavimentação.

A produção na ATTR do Varjão chega a atingir vazão de mais de 20m³/h.

ATTR do Varjão


Planta Móvel de Triagem